martes, 16 de diciembre de 2008

EVALUACION - TERAPEUTA OCUPACIONAL - MARCIA IRIS RIO BRANCO ACRE BRASIL EN PORTUGUES

AVALIAÇÃO INICIAL EM TERAPIA OCUPACIONAL

IDENTIFICAÇÃO:
NOME: Maria Alejandra Bravo Ribera
IDADE: 04 anos
Pai: Michel Bravo Alencar
Mãe: Cielo Ribero
End: Cobija – Pando – Bolívia
Data avaliação: 04,05 e 06 de dezembro de 2008

QUEIXA PRINCIPAL:
Criança portadora de hipoacusia bilateral, os pais procuraram serviço de terapia ocupacional para trabalhar integração sensorial.

OBSERVAÇÕES CLÍNICAS:

Aspecto Afetivo: No primeiro momento, a paciente demonstrou interesse pelo lúdico, com baixa persistência em preservar as atividades até concluí-las, evidenciando déficit de atenção / concentração. Não fixa o olhar no outro quando solicitado uma ação. Não demonstra criatividade diante dos blocos de montar, sem que lhe apresente um modelo. No segundo momento, demonstrou-se inicialmente retraída e irritada, mas em seguida, adaptou-se ao ambiente. Segundo informou o pai, a criança apresenta comportamento de birra e irritabilidade quando contrariada, com episódios de auto-agressão. Demonstra fixação por musicas, e condiciona-se facilmente com resistência às mudanças.
Aspecto Pessoal-Social: Integra-se com os pares, necessitando de reforço constante para interagir; obedece a ordens simples (vamos/ dá), mas não obedece a ordens complexas (2-3 ordens simultâneas), nem obedece a regras. Coopera na organização dos brinquedos, despede-se com beijos e tchau, mas não agradece.
Aspecto Perceptivo-Motor: Rabisca espontaneamente com preensão palmar e tridigital, constrói torre, apresenta incoordenação motora fina leve em pinça, porém realiza encaixes planos de pinos e blocos. Portanto, a coordenação viso- motora, encontra-se alterada com pouca destreza e habilidade manual. Arremessa bola com as duas mãos de baixo para cima com limitação da amplitude dos ombros, mas, não arremessa de cima para baixo.
Motora-Grossa: Caminha com independência, com déficit do equilíbrio dinâmico, não sobe degraus com independência, ou seja, não liberando os membros superiores, necessitando de apoio. Corre de forma desajeitada e pouca velocidade.Não mantém em um só pé por 01 segundo.
Aspecto Cognitivo: Volta-se ao chamado. Apresenta lentidão das funções cognitivas, não identifica cores, formas, tamanho, quantidade, porém, demonstra boa orientação espacial para encaixes simples, e, associa cores, formas, e figuras. No que diz respeito à identificação e discriminação da memória auditiva e percepção visual, encontra-se em desenvolvimento, onde reconhece familiares, pessoas do seu convívio, residência, escola, e outros lugares, bem como, músicas, e sons de alguns bichos. Contudo, não foi possível avaliar sua orientação temporal pelo fato de ela não oralizar. Não demonstrou esquema corporal (partes do corpo) quando lhe foi solicitado.
Atividades de Vida Diária: Segundo informou o pai, ela bebe água e come com colher com independência. Tira roupas, mas não consegue vestir-se sozinha. Calça sapatos com velcro e elástico, mas não consegue afivelar. A família controla os horários de urinar, mas ainda, não realiza esse controle com a evacuação.
Linguagem: Apresenta atraso do desenvolvimento da fala, onde não se comunica oralmente, apenas através de demonstrações. Refere discreta aquisição da linguagem compreensiva, mas não ocorre o mesmo com a expressiva.




Desta maneira, diante do quadro clínico acima citado, sugiro que além das atividades que a mesma vem realizando, ocorram as indicações abaixo relacionadas:

Indicações: - Avaliação psicológica;
-Redução dos dias das atividades, para evitar sobrecarga, evitando o stress;
-Acompanhamento Fisioterápico;
-Brinquedos educativos e pedagógicos;
- Atividades de Integração sensorial.

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES


OBSERVAÇÕES:
As atividades serão dadas no concreto, preferencialmente.
- Criar situações em que a criança sinta necessidade de comunicar desejos e necessidades, tais como: pedir, mostrar, chamar, ajudar e outros;
- Comentar sobre ações cotidianas como: cozinhar, lavar, almoçar, tomar banho, jantar, assistir televisão, dormir, comer,passear, tocar de roupas e outros.
- Estimular termos: “acabou”, “achou”, “caiu”, “sumiu”.




1- Visão

Atividades:
- explorar caixa de objetos, separadamente em períodos iguais. Guardar os objetos:
a) utensílios e brinquedos em miniaturas ou originais
b) formas com tamanhos e cores variadas
c) embalagens diversas, com ou sem rótulos.

ATENÇÃO:
- após representar as caixas separadamente, introduzir duas caixas para brincar e após as brincadeiras, guardar conforme as caixas;
-Introduzir as três caixas para brincar e após, guardar conforme a caixa;
-transpor o objeto segundo espaço pedido e nos lugares próprios;
-pegar objetos iguais ao apresentado;



2- Audição

Atividades:
-dançar
- dançar e parar quando for abaixado o volume da música
- sentado no chão, levantar-se e dançar ao ouvir a música, voltando a sentar quando cessar a música.


3- Tato
Atividades:
- identificar alimentos quente, morno e frio;
- manusear materiais de texturas bem contrastantes:
A- lixa e veludo
B- feltro e carpete

4- Gosto e Olfato
Atividades:
- Vivenciar sabores e cheiros agradáveis e desagradáveis com expressões faciais de aceitação ou recusa:
1. Gosto
* sal (com água);
* açúcar (com água);
* café sem açúcar;
* mel;
* limão.

2. Olfato
* café;
* cebola;
* perfume;
* alho.

ATENÇÃO: apresentar um sabor ou cheiro por semana.

5- Esquema Corporal (partes do corpo)
Atividades:
- deitada juntar os pés;
-levantar, pegar e bater os pés;
- mexer em pequenos grãos com mãos e pés.
- enterrar mãos, pés e dedos na areia.


6- Coordenação Global
Atividades:
- enrolar e desenrolar a criança no cobertor;
- executar movimentos com o corpo de maneira controlada para frente, para lados, para trás (rastejar, engatinhar, andar);
-rastejar, engatinhar e andar entre limites representados por obstáculos: saquinho de areia, móveis,corda e outros improvisados;
- andar descalça sobre areia, pedra, grama;
- atividades com a bola: arremessar, rolar, segurar e chutar;


7- Coordenação manual e visomotora
Atividades:
- colocar bolinhas de isopor entre os dedos da criança, incentivando-a a movimentar os dedos até que as boinhas caiam;
- rasgar e amassar papel.





Rio Branco-Ac, 06 de Dezembro de 2008.

Márcia Iris Matos da Silva
TERAPEUTA OCUPACIONAL
Crefito9-4543 TO





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